No próximo sábado(21), a Tecmach, referência em outsourcing de impressão, levará seu projeto de sustentabilidade à Casa dos Velhinhos Dona Adelaide, localizada em São Bernardo do Campo. Junto com os funcionários da empresa, os quase 40 moradores da instituição vão construir uma horta orgânica vertical.
O Projeto Terra Tecmach, que trabalha a sustentabilidade aliada à arte, cultura e educação, elegeu dentre as ações para este ano desenvolver trabalhos com o público idoso. Em 2017, parte das iniciativas esteve voltada às crianças, com a produção de brinquedos feitos a partir de resíduos descartados pela empresa, principalmente peças de impressoras.
Do chamado “lixo, os colaboradores criaram brinquedos que tiram as crianças do universo tecnológico: jogo de dama, jogo de argola e um móbile. Além de estimular a reciclagem, o Projeto Terra Tecmach também contempla uma horta orgânica, mantida dentro da empresa.
“Buscamos promover a sustentabilidade de um jeito simples e capaz de envolver todos aqueles que acreditam na construção de um mundo melhor por meio de atitudes simples. O trabalho na Casa dos Velhinhos Dona Adelaide é um exemplo disso, afirma Oswaldo Soares Junior, diretor geral da Tecmach.
A instituição, criada em 1985, atende pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social e pessoal ou precariedade dos vínculos familiares. O reconhecido trabalho social de sua fundadora, dona Adelaide Faria de Graciano, no entanto, teve início bem antes da década de 80,junto com sua família.
Os idosos, ao lado de crianças e adolescentes,estão entre as principais vítimas de violência no Brasil. No ano passado, esse grupo representou 82,13% das denúncias feitas ao Ministério dos Direitos Humanos, segundo relatório do órgão.
De acordo com estudo do IBGE, o Brasil está se transformando num País idoso. O mapeamento mostra que, entre 2012 e 2017, aparcela de pessoas com 60 anos ou mais cresceu 18,8%. O país tem atualmente, a quinta população idosa no mundo e a previsão é que em 2030 o número de idosos por aqui deverá ultrapassar o total de crianças com idade entre zero e 14 anos.