A partir desta semana, temos à disposição uma coletora de lixo eletrônico, instalada em nosso lounge sustentável interno, para descartarmos esse tipo de resíduo corretamente.
Além dos descartes da Tecmach, quem quiser pode trazer o lixo eletrônico acumulado em casa, celular quebrado, TV obsoleta, computador encostado, aparelho de som que há tempos já era, impressora que não funciona mais…Não vale bateria nem pilha.
A coletora, que permanecerá na Tecmach durante duas semanas, é uma gentileza da Coopermiti, cooperativa sem fins lucrativos especializada em reciclagem de lixo eletrônico. No início deste mês, Cíntia Pereira, gerente de Negócios da central de triagem, realizou palestra sobre o tema aos nossos colaboradores,trazendo dados preocupantes.
O e-lixo é um problema mundial,com alto risco à saúde e ao meio ambiente. Mais de 40 milhões de toneladas de sucata eletrônica são produzidas todos os anos nos quatro cantos do planeta e boa parte desse volume tem destino inadequado, causando contaminação do solo e da água com substâncias químicas.
Na América Latina, o Brasil é recordista em produção de e-lixo. Por isso, vamos fazer a nossa parte também nessa área.Em caso de dúvidas, a Juliana Formagio (RH) e a Sônia Martinêz (Comunicação e Sustentabilidade) estão à disposição.